A empresa tecnológica portuguesa Tekever vai investir cerca de 5 milhões de euros na construção de um centro de desenvolvimento, produção e teste de produtos na área aeroespacial na cidade alentejena de Ponte de Sôr. Este projeto, desenvolvido em parceria com a autarquia, vai permitir a criação de 60 postos de trabalho. As instalações do futuro centro já se encontram edificadas, localizando-se no Aeródromo de Ponte de Sôr e a produção deverá iniciar-se em meados de 2016, destinando-se sobretudo à exportação.
Segundo fonte da Tekever, uma das primeiras aeronaves a ser produzida será o AR5, um drone com um peso estimado de 150 quilogramas e aproximadamente 4,8 metros de comprimento, sendo este modelo destinado no patrulhamento marítimo de médio e de longo alcance.
Recorde-se que a área de Ponte de Sôr tem condições bastante favoráveis à prática de atividades aeronáuticas, devido às boas condições meterológicas e a um espaço aéreo não saturado, sendo que estes fatores influenciaram, certamente, a decisão de erguer este centro de produção na localidade.