30.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

População com mais de 40 anos vacinada contra a Covid-19 até agosto

A população com mais de 40 anos estará toda vacinada contra a Covid-19 até ao dia 1 de agosto.

A garantia foi  dada pelo coordenador do plano nacional de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, na habitual reunião de balanço epidemiológico, no Infarmed.

Atualmente a taxa de imunidade entre os 40 e os 49 anos ronda os 16% entre população vacinada e infetados/recuperados da Covid-19 .

Conforme notícia avançada pelo Correiuo da Manhã, o vice-almirante confirmou que a imunização na faixa etária dos maiores de 80 anos foi dada como terminada a 11 de abril e que todas as pessoas elegíveis para vacinação entre os 70 e 79 anos devem estar imunizadas até domingo.

Segue-se o grupo etário dos 60 aos 69 anos, com previsão de processo concluído a 23 de maio; a faixa etária dos 50 aos 59 anos estará vacinada a 13 de junho.

Até ao final de agosto ou setembro, os maiores de 30 anos estarão também vacinados.

Apesar das projeções favoráveis, Gouveia e Melo fez questão de ser cauteloso quanto à questão da imunidade de grupo. Embora haja maior disponibilidade de vacinas este trimestre – 9,2 milhões de doses -, as restrições à utilização de duas vacinas (AstraZeneca e Johnson & Johnson) pode condicionar a estratégia. 

 

Populares