Em comunicado, a Câmara Municipal de Odemira divulgou que “a população do concelho de Odemira apresentou 56 propostas para investimentos públicos no âmbito do processo de 2020 do Orçamento Participativo, das quais 22 são para o processo promovido pelo município e outras 34 para os processos promovidos pelas 13 freguesias do concelho.
As propostas serão agora submetidas a análise técnica, para posterior votação durante o mês de novembro.
A edição de 2020 OP de Odemira apresenta a novidade de ser um OP municipal temático, exclusivamente dedicado ao Ambiente e Alterações Climáticas, uma decisão tomada para potencializar a consciencialização para a sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente.
A análise técnica das propostas apresentadas decorrerá até ao mês de outubro, com um período de apresentação de eventuais reclamações pelos interessados durante a segunda quinzena de outubro. Durante o mês de novembro terá lugar o período de votação através de SMS ou através do site www.op.cm-odemira.pt , no qual poderão participar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos de idade, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
O OP municipal tem o valor global de 300 mil euros, dividido em 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho com menos de 1500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes.
Ao processo de OP das Freguesias foram apresentadas outras 34 propostas, no valor máximo de 10 mil euros por freguesia.
Dinamizado de forma ininterrupta desde 2011, o Orçamento Participativo integra a estratégia do Município de Odemira para potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.
Numa lógica “Odemira Concelho 100% OP”, em simultâneo com o OP Municipal, decorrem os processos de OP das Freguesias, para os quais o Município atribui o valor de 10.000 euros para cada uma das 13 Freguesias”.