A Guarda Nacional Republicana realizou a Cerimónia do Juramento de Bandeira dos formandos do 42.º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tinham efetuado nas Forças Armadas, esta sexta feira, dia 21 de fevereiro, pelas 16H00, no Estádio Municipal de Portalegre.
A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel.
O juramento de bandeira representa o compromisso solene dos Guardas Provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar.
Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todo os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.
Dos 206 Guardas Provisórios que estão a frequentar o curso, 120 realizaram o seu juramento em cerimónia pública, perante a Estandarte Nacional.
O Ministro da Administração Interna destacou a importância da GNR como força de coesão no território, lembrando o trabalho de proximidade efetuado por esta força de segurança junto das populações.
“A GNR é estrutura do estado em que os portugueses mais confiam”
Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita classifica como decisivo o papel da GNR na imagem de Portugal como um dos países mais seguros do mundo.
A Rádio Campanário esteve presente e deixa-lhe algumas imagens da cerimónia:
{gallery}militaresgnr{/gallery}