18.7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Setembro 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: Dois milhões de euros no serviço de Cirurgia do Hospital agora inaugurado (c/som e fotos)

A requalificação do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, inaugurado na passada sexta-feira (14) pelo Ministro da Saúde, Paulo Macedo, permitirá um aumento da produção não só em cirurgia do ambulatório como também em cirurgia convencional.

As obras de remodelação que foram submetidas ao QREN em cerca de 2 milhões de euros vão assim possibilitar um alargamento da capacidade de resposta à lista de espera de inscritos para cirurgia, como também melhorar o nível de acessibilidade aos cuidados de saúde com uma melhoria qualitativa na prestação de cuidados.

Paulo Macedo destaca as vantagens deste serviço para os utentes, nomeadamente um aumento qualitativo e quantitativo da capacidade instalada, um aumento na capacidade de resposta e uma melhoria nas condições de trabalho dos profissionais de saúde. O governante relembra ainda que foram feitos, nos últimos três anos, vários investimentos no Hospital de Portalegre que rondam os seis milhões, incluindo a remodelação e ampliação das urgências.

Macedo refere que “esta unidade conseguiu no primeiro semestre um acréscimo de mais 5% de cirurgias comparado com o ano anterior”.

 

Dorinda Calha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), refere que o investimento realizado no novo serviço de cirurgia permitirá num período de quatro anos realizar mil intervenções diminuindo, desta forma, o tempo de espera.

 

Para o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, em declarações à Rádio Campanário, diz que as diferenças entre o serviço antigo e o novo são visíveis, “diferenças não só ao nível do conforto, mas também com uma abordagem técnica diferenciada”.

 

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Armando Varela, considera “positiva” esta “articulação na saúde, principalmente entre o Hospital de Portalegre e o Hospital de Santa Luzia em Elvas”.

 

Os principais objectivos da intervenção no serviço de cirurgia do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, foram a reorganização dos meios à actividade assistencial, aumento da produção cirúrgica, aumento da capacidade de respostas, aumento do nível de acessibilidade aos cuidados de saúde e uma melhoria na prestação desses cuidados.

Nesta cerimónia de inauguração estiveram presentes vários deputados, autarcas e profissionais de saúde.

 

 

Populares