10.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: Foi apresentado o programa de Cooperação Territorial Europeia – INTERREG V Espanha- Portugal 2014-2022 (POCTEP) (c/som e fotos)

Foi esta quarta-feira, 23 de Setembro, organizado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia – INTERREG V- A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020 (POCTEP), o Seminário de lançamento do Programa e de apresentação da sua primeira Convocatória, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

Em entrevista à Rádio Campanário, António Costa Dieb, Presidente da Agência para a Coesão e Desenvolvimento, disse que “ (…) Portugal e Espanha, têm dado ao longo dos anos, bons exemplos daquilo que é um esforço conjunto e a satisfação conjunta de objetivos comuns, através da cooperação transfronteiriça”. Os objetivos desde Seminário são, por isso, “ (…) disponibilizar o instrumento, o INTERREG 2014/2020, estimular os agentes públicos e privados a envolverem-se, e acima de tudo deixar-lhes uma mensagem de ambição”.

António Costa Dieb afirmou que existem recursos financeiros, em torno dos 700 milhões de euros, para aproveitar, em termos de cooperação de Portugal-Espanha, “ (…) mas temos que o fazer com base na satisfação de objetivos concretos, atingindo resultados de impacto visíveis, (…) mas acima de tudo levar estas realizações ao quotidiano das pessoas”.

Neste programa, e como novidade, existe uma cooperação a nível empresarial, segundo António Costa Dieb “(…) pretende-se a produção de conhecimento comum, entre as instituições de Ensino Superior e investigação (…) de forma a facilitar e estimular a cooperação empresarial, no sentido de cooperar para competir”.

Quem também esteve à conversa com esta estação emissora foi Roberto Grilo, presidente da CCDR – Alentejo, que considera que um evento como este é de extrema importância para a nossa região, nomeadamente para Portalegre, que tem beneficiado muito com estes programas de cooperação, em articulação com o programa operacional da região.

Relativamente a este novo programa, segundo Roberto Grilo, aquilo que são as grandes expetativas “ (…) é tentar colocar ao serviço das comunidades, algum trabalho infraestrutural que já tem vindo a ser feito neste últimos 25 anos (…) e coloca-lo, também, ao serviço do desenvolvimento económico, da inovação e do empreendedorismo (…) pois como novidade, neste programa, existe a inclusão do setor empresarial”. O presidente revelou ainda que o ponto de partida, o marco“(…) é a estratégia regional de especialização inteligente das Euro regiões”.

Já para a Presidente da Câmara de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, foi muito importante que o Programa INTERREG POCTEC 2014/2020 tivesse em Portalegre o seu lançamento, uma vez que o município já tem vários projetos a nível do INTERREG, “ (…) alguns deles já muito consolidados, que é o caso do projeto REURBIR – Triângulo Urbano Ibérico-Raiano”.

Este INTERREG pretende, sobretudo, que “ (…) as populações sintam e se envolvam (…) ajudar a reestruturar o desenvolvimento das regiões”, referiu a autarca.

De acordo com a edil, a autarquia tem vindo, de acordo com as diretrizes do programa operacional, “a facilitar a vida” das empresas que pretendem instalar-se na região e produzir riqueza, nomeadamente “ (…) a nível dos procedimentos e a nível dos impostos (…) e nesse sentido a Câmara de Portalegre tem uma zona industrial dotada, infraestruturada, onde existe uma redução do IMI de 30%, mas também a isenção total da DERRMA". 

Populares