5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portalegre: Ministra da Admnistração Interna adianta-nos que a requalificação do Centro de Formação da Guarda está a ser estudada (c/som e fotos)

O Centro de Formação de Portalegre – Escola da Guarda Nacional Republicana procedeu, esta sexta-feira, 5 de fevereiro, pelas 11 horas, à cerimónia de Juramento de Bandeira dos 197 soldados provisórios da GNR, alistados no curso de formação de guardas de 2015.

A sessão que foi presidida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, contou com a presença das entidades locais e das entidades oficiais militares e civis, portuguesas e espanholas.

O Juramento de Bandeira é um marco muito fulcral na vida de um militar, o momento em que o formando assume publicamente o seu compromisso solene para com a Pátria.

Desde 1985, foram formandos 15989 militares da GNR na Escola da Guarda de Portalegre.

A ministra da Admnistração Interna pronunciou-se sobre os novos reforços dizendo que “é muito importante mantermos um nível de ingresso nas forças de segurança que compensem as saídas e proporcionem o rejuvenescimento não só na GNR mas também na Polícia de Segurança Pública para que se preserve um nível de operacionalidade e eficácia”.

A Rádio Campanário acompanhou a cerimónia e quis saber junto de Constança Urbano de Sousa,  se nesta nova legislatura o Centro de Formação irá dispor de novas instalações, que nos revelou que “neste momento estamos a estudar esse assunto, as instalações existem, provavelmente há alguma necessidade de melhorias”. Acrescenta ainda “não posso dizer se será concretizado ,hoje ou amanhã, o que posso adiantar é que estamos a analisar essa hipótese”.

 

Segundo o Capitão, oficial de comunicação e relações públicas, José Curião, “atualmente o temos 457 Guardas Provisórios em formação dos quais 197 prestaram o Juramento de Bandeiras sendo que 172 são do sexo masculino e 23 do sexo feminino”.

Instado a comentar o perfil destes formandos, o Capitão, afirma que “a maioria dos elementos que ingressou neste curso encontra-se numa faixa etária que compreende, os 23 e os 26 anos, a nível de escolaridade 70% concluíu o 12º ano e 28% têm formação superior.” Adianta-nos ainda “os futuros reforços são provinientes de todas as partes do país incluíndo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira”.

 

A esta Estação Emissora, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, fala sobre a instituição visada referindo que “é sempre muito bom termos a incorporação de mais jovens nesta escola que já faz parte da história da cidade, há 30 anos, que se formam neste estabelecimento novos praças”.

Adelaide Teixeira destaca que “para além do que representam enquanto estão na sua formação em termos de ligação com a população é de salientar também toda a dinâmica que imprimem a esta comunidade que os recebe de braços abertos”.

A autarca relembra que “é muito importante pensarmos nas questões financeiras visto que este contigente é a base de sobrevivência das pequenas empresas dedicadas ao ramo alimentar”.

Questionada relativamente à possibilidade de serem criadas novas instalações ,a presidente do município, manifesta que “ acima de tudo o que eu espero é que o centro de formação tenha continuidade e que possa sempre dar dignidade à formação, portanto, é nesse registo que todos entendemos que esta instituição deve permancer na nossa cidade”.

 

Populares