15.9 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto Côvo: Chef Ana Moura do restaurante Lamelas distinguida “Chefe Revelação do Ano”!

Revista de Vinhos acaba de anunciar os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2022”, em cerimónia que lotou a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O presidente da Real Companhia Velha, Pedro Silva Reis, que completou 40 anos de carreira, foi considerado “Personalidade do Ano no Vinho” e Rui Sanches, empresário e mentor do grupo de restauração Plateform, que hoje possui 149 restaurantes e emprega cerca de 2.400 colaboradores, foi distinguido “Personalidade do Ano na Gastronomia”. Rubens Menin, multimilionário brasileiro com investimentos diversificados em setores como a construção, a banca e os Media, foi considerado “Personalidade do Ano no Brasil”, realçando-se os 35 milhões de euros já investidos no Douro, na Menin Wine Company.

Vinha Negrosa 2019, tinto do Dão elaborado no sopé da Serra da Estrela  obteve a distinção “Vinho do Ano”

Susana Esteban, enóloga galega há vários anos radicada em Portugal e que há mais de uma década empreendeu um projeto pessoal no norte do Alentejo, conquistou o título “Produtor do Ano”. A Blandy´s, insígnia do universo Madeira Wine Company,  foi a eleita na categoria “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano” e a  Quinta de San Michel, conquistou a distinção “Produtor Revelação do Ano”.

Quinta da Lixa é “Empresa do Ano”, enquanto o título de “Marca do Ano” foi atribuído à Graham’s, referencial no Vinho do Porto e que recentemente assinalou o bicentenário.

Rui Cunha, enólogo que celebra 25 anos de carreira e colabora com vários produtores das regiões do Douro, Trás-os-Montes e Vinhos Verdes, foi considerado “Enólogo do Ano” e Luís Pedro Cândido da Silva, a trabalhar na Niepoort e no projeto de família Quinta da Carolina, recebeu a distinção “Enólogo Revelação do Ano”.

Carlos Monteiro foi considerado “Sommelier do Ano”. A Garcias Wines & Spirits Boutique Comporta ficou com o sublinhado de “Loja/Garrafeira do Ano”. O “Enoturismo do Ano” foi atribuído à The Vine House, o novo enoturismo da duriense Quinta de S. Luiz, e a cidade da Guarda foi considerada “Destino Gastronómico do Ano”.

O prémio “Inovação/Investigação do Ano” sublinhou o trabalho do laboratório colaborativo Smart Farm Colab, sediado em Torres Vedras e que tem desenvolvido tecnologia de apoio à indústria agrícola, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria e o Instituto Universitário de Lisboa.

A distinção “Distribuidor do Ano” elegeu a Viborel, que em 2022 transacionou 16 milhões de garrafas e registou um volume de negócios de 56 milhões de euros.

A costa vicentina surge em destaque no capítulo gastronómico. O Näperõn, em Odeceixe, do chefe Hugo Nascimento, ganhou o prémio “Restaurante do Ano” e a chefe de cozinha Ana Moura, do restaurante Lamelas, em Porto Côvo, venceu a promissora categoria “Chefe Revelação do Ano”.

De Vila Real de Santo António, Algarve, a Sociedade Pescas Pelágicas obteve o galardão de “Produtor Artesanal do Ano” por ser guardiã da tradicional muxama de atum.

Paulo Morais, o mais experimente sushiman português, foi eleito “Chefe de Cozinha do Ano” pela excelência, criatividade e precisão do trabalho no restaurante Kanazawa, em Lisboa, e o também lisboeta Kabuki, do Four Seasons Hotel Ritz, onde pontifica o sommelier Felipe Wang, granjeou a distinção de “Melhor Serviço de Vinhos”.

A Revista de Vinhos atribuiu ainda o prémio Homenagem a dois grandes nomes do vinho – o produtor Domingos Alves de Sousa e o enólogo Peter Bright. A par disso entregou os diplomas aos 30 “Vinhos Excelência” eleitos pelos provadores da publicação e distinguiu o Soalheiro Alvarinho 2021 como “Compra do Ano”.

Realizados desde 1996, “Os Melhores do Ano” são tidos pelo setor como os “óscares do vinho e da gastronomia” em Portugal. São ainda o destaque da edição de fevereiro da Revista de Vinhos, em banca a partir deste sábado, dia 3 de fevereiro.

Fotos: Assimassado e Salt Of Portugal 

Fonte: Revista Vinhos

Populares