12.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines e IMT unem-se para trabalhar harmonização da informação logística

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Admnistração do Porto de Sines reuniram-se, no âmbito do eFTI4EU Project, para iniciar o processo de harmonização entre a Plataforma e os Portais eFTI e a Janela Única Logística.

O Porto de Sines assegura assim, desde o início, o seu envolvimento em mais um processo de vanguarda tecnológica na área logística.

O objettivo deste trabalho conjunto é assinalar um ponto de viragem para um transporte de mercadorias mais ecológico e eficiente em Portugal e no resto da Europa.

O eFTI4EU é um projeto que reúne 23 parceiros, incluindo nove Estados-Membros (mais quatro observadores), que se uniram para preparar o caminho de implementação de uma arquitetura de informação eletrónica sobre o transporte de mercadorias (eFTI), que será testada através de uma série de casos-piloto (tanto a nível nacional como transfronteiriço) nos nove Estados-Membros.

Com início em abril de 2023, o projeto é liderado pelo ministro estónio do Ambiente e tem como Estados-Membros parceiros a Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia e Portugal. Participam como observadores a Irlanda, Holanda, Espanha e a associação de países com navegação interior europeia.

O orçamento total do projeto é de 28,3 milhões de euros, metade financiado ao abrigo do programa Connecting Europe Facility (CEF) da Comissão Europeia, com uma duração de 36 meses. 

Populares