17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines pode ser a nova porta de entrada do gás na Europa

O Primeiro Ministro António Costa referiu nesta quinta-feira que Portugal tem condições para acolher e exportar produtos energéticos vindos dos Estados Unidos, para a Europa.

A França importa eletricidade da Península Ibérica, devido a ser produzida a partir de fontes renováveis, no entanto, a Europa compra este gás à Rússia e vê-se confrontada com uma dependência de 40%, de acordo a SAPO. 

Costa refere que Portugal apresenta-se como menos dependente do que os outros Estados europeus em matéria energética da Rússia e lembrou que “o aumento das interconexões entre Portugal e Espanha e de Espanha com o conjunto da Europa” como “absolutamente decisivo para aumentar significativamente a segurança energética da Europa”, numa altura em que Putin deu ordem para atacar a Ucrânia.

O Porto de Sines recebe o gás natural que chega em navios metaneiros.

 

Para António Costa, o ataque da Rússia à Ucrânia deve ser a “ocasião para a UE olhar para a questão da segurança energética numa ótica de 360 graus, e perceber como é fundamental diversificar as fontes de abastecimento de energia à Europa e diversificar as energias utilizadas na Europa, acelerando o processo de descarbonização das energias renováveis”.

 

Populares