20.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Porto de Sines recebe navio tanque movido a GNL

O Porto de Sines recebeu ontem, dia 26 de abril, o navio “Eagle Brasília”, um dual-fuel Aframax, que tem a particularidade de ser movido a GNL – Gás Natural Liquefeito. Com efeito, é muito rara a utilização deste combustível em navios tanque, nomeadamente no que respeita aos navios que transportam produtos petrolíferos.  

 

Nesta viagem, o navio “Eagle Brasília”, proveniente do porto de Sullom Voe, no Reino Unido, atracou no Terminal de Granéis Líquidos para proceder à descarga 100 mil toneladas de crude para a refinaria de Sines. O navio tem um comprimento total de 250 metros e cerca de 44 metros de largura, apresentando um calado máximo de 15,1 metros.

 

A utilização do gás natural como energia de transição para energias renováveis, por ter menor impacto no meio ambiente, tem sido apontada como uma alternativa e já hoje é o combustível utilizado por alguns dos novos navios, desde os RoRo-Pax (ferries), a navios de contentores passando pelos navios tanque. 

 

Recorde-se que Sines foi recentemente palco do primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando GNL (na modalidade TTS – Truck to ship), efetuado em Portugal Continental, o que atesta a capacidade desta infraestrutura portuária para garantir este tipo de operações. Também em Sines está localizado o único terminal do país preparado para movimentar Gás Natural Liquefeito.

Sobre a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspetos. 

O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos. 

É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial. 

 

Populares