20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Prepare-se para o mau tempo! Natal traz muita chuva, trovoada e ventos fortes!

A semana do Natal traz muita chuva e aguaceiros a Portugal Continental.

A partir de amanhã e até segunda feira, segundo o IPMA, devido á precipitação que se vai fazer sentir Beja está em aviso amarelo. As temperaturas vão manter-se amenas, as noites até vão ficar mais quentes, mas o vento forte poderá dar a sensação térmica de dias mais gelados. 

A passagem de frentes frontais por Portugal,  trazem uma semana chuvosa,  que se vai intensificar precisamente no fim de semana de 24, 25 e 26, sexta, sábado e domingo. 

“Nas próximos dias, vamos ter um agravamento do estado de tempo com chuva e aguaceiros a partir de segunda-feira”, referiu Cristina Simões, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à “passagem sucessiva de superfícies frontais com alguma atividade. Haverá um panorama com alguma precipitação, com vento mais intenso no litoral e nas terras altas, e que se vai manter no Natal.”

Nesta segunda-feira o céu vai estar muito nublado e será o primeiro dia da semana de Natal com chuva ou aguaceiros, que serão de trovoada no Sul. Uma situação que se repete na terça, onde a chuva será por vezes forte e persistente e se mantém a possibilidade de trovoada no Alentejo e Algarve. Cristina Simões diz que se prevê “chuva temporariamente forte na terça-feira”. A única boa notícia serão mesmo as noites mais quentes.

Nos dias 24, 25 e 26, a chuva poderá ser bastante intensa em várias zonas do país, sendo que não é possível prever a esta distância qual a gravidade e se será necessário emitir alertas ou avisos à população.

No que diz respeito às temperaturas, o frio não fará parte do Natal, ainda que o vento, moderado a forte (até 40 km/h) no litoral, com rajadas até 65 km/h, e forte (até 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 80 km/h, poderá de facto causar uma sensação térmica desagradável. As máximas rondarão os 15 a 17ºC e as mínimas sobem para 10 a 12º C — a não ser no interior, onde estarão mais baixas, mas muito longe de se aproximarem de valores abaixo de 0ºC.

C/Observador

Populares