17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da Câmara de Borba garante que Cidade do Vinho 2025 só foi conseguida com apoio da Turismo do Alentejo

O presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, pelo Movimento Unidos por Borba (MuB), garante que a eleição de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa como “Cidade do Vinho em 2025” só foi conseguida com o apoio do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

“Tivemos o apoio do Dr. José Santos desde a primeira vez, sem ele seria difícil juntarmos os cinco concelhos: depois conseguimos juntar a CCDR [Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo], juntámos a ATEVA [Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo], ganhámos, foi o primeiro passo, a partir de agora começou o trabalho de promover a nossa região, isso é que é importante”, disse António Anselmo à Rádio Campanário.

“O importante é que ganhámos e quem ganha tem muita responsabilidade. Quando chegarmos a Dezembro de 2025, naturalmente, se o balanço não for positivo é porque falhámos. E nós não vamos falhar, como deve calcular”, frisou o autarca à margem da inauguração da FIAPE- Feira Internacional Agropecuária de Estremoz.

Quanto ao avanço de mais projectos conjuntos entre aqueles municípios, António Anselmo recordou que existem já “os projectos dos miradouros, já entregue e vai ser aprovado, começámos passo a passo, há ainda a recuperação do património que temos e acima de tudo o vinho que é o ponto de união. E é muito importante percebermos que o Turismo está do nosso lado. A [ERT do Alentejo e Ribatejo], felizmente, vê o turismo não de uma forma pequenina mas de uma forma grande, onde está o Ribatejo e o Alentejo”.

No caso do processo de candidatura da Produção Tradicional de Vinho de Talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade, liderado pela autarquia da Vidigueira, o presidente do Município de Borba disse que o seu concelho “foi sempre vinho de talha. Na altura falei com a autarquia da Vidigueira e disse (…) a mim não me importa quem lidera, o importante é a valorização daquilo que é nosso. E estou convicto que a Vidigueira irá fazer um trabalho muito bom, de união de todos esses municípios. Isoladamente ninguém e ninguém, em comum iremos fazer da nossa zona o melhor possível.

Relembre-se que o Município de Vidigueira, presidido por Rui Raposo, assinou em Julho de 2023 um protocolo de cooperação institucional e técnica que envolve 20 municípios alentejanos determinados em ver reconhecida a importância história cultural e patrimonial da técnica de produção de vinho de talha quer no plano nacional quer no plano internacional.

Entrevista Augusta Serrano/Texto Carlos Caldeira

Populares