14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da Câmara de Évora desafia promotores do Évorawine para um grande evento em 2027!

 

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, “desafiou” os promotores do ÉvoraWine, certame de promoção e divulgação do vinho alentejano que tem lugar, anualmente, na nossa cidade, a criar condições para que em 2027, altura em que Évora é a Capital Europeia da Cultura, se realize um “grande evento” em torno desta vertente económica da região.

A informação é avançada pela Autarquia Eborense. O autarca , que falava durante a apresentação do certame deste ano, previsto para os dias 19 e 20 de maio, na Praça de Giraldo, lembrou que “tivemos a felicidade e o mérito de conseguirmos o título de Capital Europeia da Cultura em 2027. Contudo, muita gente quando pensa em cultura associa logo a espetáculo e/ou artistas. Nós, por oposição, entendemos a cultura a partir da identidade da região e do seu sentido lato”.

“Ora, se há algo que tem a ver com a nossa cultura, e que está enraizado no nosso ADN, é o vinho. Por isso quero deixar a todos nós, e não só aos promotores do certame, o desafio de fazermos crescer o Évorawine até 2027 e nesta data organizar um grande evento relacionado com a cultura e promoção do vinho no nosso território, levando esta marca identitária além-fronteiras. Julgo que temos todas as condições para continuar a crescer”, disse.

A 8ª edição do Évorawine, cuja apresentação teve lugar no Évora Hotel, irá contar, segundo os seus promotores, com a presença de cerca de 40 produtores do alto e baixo Alentejo, que “vão disponibilizar cerca de 250 vinhos para provar”.

“O Évorawine é de extrema importância para o Alentejo, para os setores do vinho, da gastronomia e do turismo. Estes setores em conjunto empregam diretamente e indiretamente a mais grande fatia de emprego no Alentejo”, lembrou Reto Jorg, um dos promotores, juntamente com o empresário Nuno Prazeres.

“O vinho alentejano com a sua presença em Portugal e muitos cantos do Mundo, é uma das mais importantes ferramentas para trazer turistas para o Alentejo, criando riqueza, juntamente com o enoturismo, a restauração e a hotelaria”, salientou.

O Évorawine, sempre com início pelas 18h00, volta a ter também uma aposta forte na gastronomia, através da presença da restauração local e os tradicionais show cooking, que estarão a carga dos chef’s Rui Fialho (Restaurante Fialho) e Naldo (Tábua do Naldo).

Outra das novidades deste ano do Évorawine, com animação musical até as 23h00, será a sua extensão até à Feira de S. João deste ano, estando previsto uma Sunset Party, no dia 30 de junho, junto ao Palácio D. Manuel, “com animação musical e vinho branco e rosé”, conforme explicou Nuno Prazeres.

A 8ª edição do Évorawine volta a ter uma componente solidária, com parte da receita a reverter para o Chão dos Meninos e para a Pão e Paz e a iniciativa Um Dia Pela Vida, da Liga Portuguesa Contra o Cancro marcará presença no evento através da cedência de um espaço.

Durante a apresentação, usaram ainda da palavra o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Francisco Mateus, e o Presidente da Entidade Regional de Turismo o Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva.

Fonte/Foto: Município de Évora

Populares