34.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da CM de Évora em Bruxelas para discutir “Roteiro do Québec 2022-2024”


A mais recente reunião do Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), realizou-se em Bruges (Bélgica), entre 11 e 13 de outubro. O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, presidiu à primeira sessão deste encontro no dia de abertura.

A sessão liderada pelo autarca eborense discutiu o ponto da situação do programa “Roteiro do Québec 2022- 2024”, o qual propõe projetos concretos de colaboração multilateral e de interesse comum entre as cidades membro da OCPM com base numa nova visão de sustentabilidade para as cidades e sítios classificados. O objetivo passa por construir uma estratégia ousada de ação conjunta com vista a reconciliar o humano, o urbano e o ambiente, de modo a que as cidades envolvidas encontrem soluções que possam ser implementadas de forma concreta, rápida e eficaz.

Nesta reunião foram ainda abordadas outras temáticas, nomeadamente sobre os programas de cooperação e assistência técnica, o progresso do Plano de Ação 2023 e, também, o ponto da situação do 17º Congresso Mundial da OCPM em Córdoba, agendado para setembro de 2024.

Os trabalhos incluíram ainda um painel de autarcas dedicado ao “Roteiro do Québec”, onde estiveram representadas várias cidades da OCPM a nível mundial e representantes de várias organizações internacionais ligadas aos temas do património.

Esta reunião contou com as presenças das cidades do Québec (presidência da OCPM), Évora, Cracóvia, Bruges,
Luxemburgo e Colónia do Sacramento. Igualmente presente esteve o Presidente da Câmara de Córdoba, cidade
que irá acolher o congresso mundial do próximo ano.

Populares