18.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Outubro 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Primeiro Campus Residence feito em Portugal será erguido em Évora e terá 114 habitações para estudantes (c/som)

A Universidade de Évora vai ter “o primeiro Campus Residence feito em Portugal”, um modelo diferente de residência para os estudantes que disponibilizará aos mesmo serviços como restaurante, ginásio, bicicletas e as residências “são como pequenas casas”, explicou à RC a reitora Ana Costa Freitas.

De acordo com a reitora, a infraestrutura irá situar-se “num terreno ao pé das piscinas com cerca de 27 000 m2”, que foi a “concurso público internacional para a concessão do terreno para construção de uma residência que será explorada por privados”.

Terminado o concurso, o terreno foi concessionado a uma empresa que irá “construir uma residência que tem 306 camas, das quais 10% são a preço de ação social, e os outros serão a preço de cerca de 200 euros”.

Portanto, “não é nem construído pela Universidade, nem em nenhum programa, é uma iniciativa privada em que a Universidade disponibilizou o terreno”, destinando-o à construção de “um modelo diferente de residência” e único em Portugal, acrescentou Ana Costa Freitas.

Questionado sobre a sua entrada em funcionamento, a reitora espera que “seja para o próximo ano letivo”, explicando que “agora está nas mãos da Câmara de Évora o licenciamento do projeto”, algo que já está a ser trabalhado entre as partes “para licenciar o projeto em tempo útil”, disse.

Segundo a Universidade, em nota enviada à RC, o projeto “inclui 8 grupos de Moradias de 42,90 m2, 12 grupos de Moradias de 42,90 m2 e 2 grupos de 5 Moradias de 27,68 m2, constituindo assim uma oferta total para 306 estudantes e professores residentes ou ainda visitantes da Universidade de Évora, distribuídos por 114 Habitações”.

A academia alentejana refere ainda que “o número de camas disponíveis nas sete residências da Universidade de Évora cobre apenas 6,5% da população estudantil desta instituição de ensino superior, traduzindo-se em 549 camas para um universo de cerca de 8500 estudantes”, garantindo que este projeto “é produto do esforço que a Universidade de Évora tem vindo a realizar no sentido de encontrar soluções” para os estudantes.

Populares