17 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Problema no funcionamento do motor pode estar na origem do acidente aéreo que fez um morto em Ponte de Sor

A queda de uma aeronave em Ponte de Sor, que ocorreu na passada sexta-feira, e que fez um morto e um ferido grave, pode ter sido causada por um problema de funcionamento do motor.

Segundo avança o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), numa nota divulgada na sua página oficial, “no dia 10 de novembro de 2023 uma aeronave Reims
Cessna F150J com registo D-ERIT descolou do aeródromo de Ponte de Sor pelas 14:00 para um voo de instrução com um instrutor e um aluno piloto a bordo.”
Após realizarem um voo para Sul até uma zona a Oeste de Évora, regressaram ao aeródromo de Ponte
de Sor para treino de voo local com circuitos de aeródromo. Foram mantidas comunicações bilaterais entre a aeronave e o serviço de informação de voo e LPSO e LISMIL quando fora da área do aeródromo.

Após regresso ao aeródromo, pelas 15:28 foi iniciada a segunda fase do treino planeado para a missão, com três circuitos realizados na pista de serviço 21 sem qualquer reporte de anomalias ou dificuldades técnicas.

Na nota divulgada pelo gabinete pode ainda ler-se ” Às 15:45 na linha de subida da pista 21 para o que
seria o último circuito de treino, a cerca de 300 ft(aprox. 90 m) de altura estimados, o motor da aeronave evidenciou problemas de funcionamento, recuperando logo de seguida para rotações de potência de descolagem e, em sequência, terá perdido a potência por completo.

A aeronave, a sobrevoar a zona da soleira da pista 03, voltou à direita por alguns instantes num rumo
Oeste seguindo-se uma volta de 270º também pela direita em descida não controlada. Decorrente da perda de controlo, e sem recuperar de uma atitude de nariz em baixo pronunciada, a aeronave colidiu inicialmente com a ponta direita da asa no solo, imobilizando-se a poucos metros.

Recorde-se que deste acidente, resultaram ferimentos graves no aluno piloto foi helitransportado para uma unidade
central de saúde de Lisboa em estado grave, enquanto o piloto instrutor sofreu ferimentos fatais, acabando por morrer.

Pode ler também Tragédia no Céu de Ponte de Sor: Queda de Aeronave causa uma vítima mortal e ferido grave.

Foto: Soldados da paz

Populares