20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Produção de azeite caiu 40%, mas campanha de 2022 será a quarta maior de sempre!

As previsões agrícolas, em 31 de janeiro, apontam para uma produção de azeite, na campanha de 2022, a rondar os 1,375 milhões de hectolitros (cerca de 126 mil toneladas), o que corresponde a uma diminuição de 40% face à campanha anterior.

Ainda assim, conforme os dados agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística,  num ano com condições meteorológicas e hidrológicas muito desfavoráveis e após a produção recorde de azeite de 2021 (com 2,29 milhões de hectolitros), a produção de 2022 deverá ser a quarta maior de sempre. Quanto aos cereais de inverno, as dificuldades sentidas na instalação das searas devido ao encharcamento dos solos, que impediram a entrada das máquinas nos terrenos para a realização das sementeiras, conduziram à diminuição da área de trigo mole (-15%), de trigo duro (-25%), de cevada (-5%) e de triticale (-10%).

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2023 registaram-se grandes níveis de precipitação. Segundo o INE, o início deste ano hidrológico revelou-se o terceiro mais chuvoso dos últimos 25 anos. Assim, as dificuldades sentidas na instalação das searas devido ao encharcamento do solo (e que dificultaram a entrada de máquinas nos terrenos) levaram à diminuição da área de trigo mole (-15%), de trigo duro (-25%), de cevada (-5%) e de triticale (-10%).

No final de janeiro, de acordo com o índice meteorológico de seca PDSI4 , verificou-se um aumento da área em seca fraca (classe menos grave do índice e a única que ainda subsiste), abrangendo a totalidade do distrito de Faro, grande parte do de Beja e a zona sul do de Setúbal, num total de 18% do território continental. 

Fonte: INE

Populares