8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Produção de Vinho de talha volta a estar na moda no Alentejo

Vinhos do Alentejo

Há uma nova moda entre os produtores do Alentejo, a produção de vinho de talha. Recuperaram uma forma de fazer vinho que vem do tempo dos romanos, mas que os alentejanos souberam preservar até hoje.

Em pelno século XXI, no Alentejo, existe agora a procura pela recuperação das técnicas mais tradicionais na produção de vinho. O uso da talha de barro, é uma das técnicas mais associadas à produção de vinho no Alentejo.

Uma das técnicas que permite a produção de vinho em talha de barro é a sua impermeabilização, que faz com que exista uma oxigenação controlada do vinho, de modo a não deixar que os poros mais intensos da talha passem para vinho e alterem o seu sabor. Essa impermeabilização é feita através de um derivado da resina, conhecido como pez louro.

Os depósitos em inox, acabaram por lançar para segundo plano as tridicionais talhas e as barricas em carvalho, mas a tradição da talha de barro está de regresso e, ao visitarmos muitas das adegas no Alentejo, é como se fossemos transportados para há aalguns séculos atrás, onde era mais comum vermos a utilização deste processo na produção de vinho, que vem desde a época dos romanos.

O processo acaba por ser mais demorado e com mais custos associados, mas é algo que vale o risco, pois os vinhos de talha estão cada vez mais na moda, outra vez.

 

Fonte: RTP

Populares