7.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Dezembro 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Produtores de batata têm disponibilizada linha de crédito de 3 milhões de euros

Os produtores de batata podem aceder, a partir desta terça-feira (22 de Agosto), ao empréstimo de três milhões de euros criado pelo Governo, tendo em vista apoiar o armazenamento da produção deste ano e evitar vendas abaixo do custo de produção.

Segundo o diploma publicado esta segunda-feira em Diário da República, o Governo explica que se trata de dinheiro não utilizado em duas linhas de crédito criadas em 2016 para auxiliar produtores de leite e suinicultores.

A linha de crédito procura resolver situações de divida à banca e aos fornecedores, numa altura em que a descida do preço de venda da batata no produtor chegou a valores abaixo do custo de produção.

O empréstimo é dirigido aos operadores do setor da batata, “quer nas fases de produção, transformação ou comercialização”, e para os que se disponham a armazenar batata de conservação produzida em território nacional na campanha de 2017, estabelecendo um valor individual garantido de 60 euros por tonelada de batata armazenada.

Para o acesso à linha de crédito, que é concedido pelo prazo máximo de um ano, é necessária a regularização do agricultor perante a administração fiscal e a segurança social.

Populares