7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Professora da Universidade de Évora com projeto de combate à depressão em pessoas com mais de 60 anos

Lara Guedes Pinho, professora no Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora e investigadora no Comprehensive Health Research Centre, está a desenvolver uma intervenção de treino metacognitivo para combater a depressão em pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com a informação divulgada pela Academia Alentejana, este projeto tem como objetivo capacitar a pessoa com mais de 60 anos com depressão para treinar o seu próprio pensamento. Este treino pretende reduzir os sintomas depressivos e melhorar a auto-estima dos pacientes ajudando-os a substituir os seus pensamentos negativos por pensamentos alternativos e positivos.

A título de exemplo refere , se uma pessoa com depressão organizar uma festa para familiares e amigos, mesmo que todos os participantes elogiem a festa, se uma pessoa referir que as cadeiras estavam demasiado desconfortáveis a pessoa com depressão tem tendência a focar-se apenas nessa crítica negativa e a abstrair-se de todos os elogios que as outras pessoas deram à festa.

Em cada sessão os participantes realizam exercícios similares a este e no final levam outros exercícios para fazer em casa.

O objetivo destes trabalhos de casa é que a pessoa pense em situações que aconteceram consigo idênticas a algo que foi trabalhado durante o módulo de treino metacognitivo, e que transcreva esses exemplos para o papel.

Na sessão seguinte os exemplos da própria pessoa são discutidos com o objetivo de a capacitar a mudar a sua forma de pensar.

Este treino metacognitivo está atualmente a ser aplicado no Hospital Garcia de Orta, em Almada. O projeto Treino Metacognitivo para pessoas mais velhas com depressão (MCT-Silver) está a ser desenvolvido em parceira com a Universidade Médica de Hamburgo (Alemanha).

Fonte/Foto: Universidade de Évora

Populares