22 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 10, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto da Universidade de Évora vence Prémio FLAD/OPP Saúde Mental

O projeto “MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior” é um dos vencedores da segunda edição do Prémio FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e do alto patrocínio da Presidência da República, e tem por objetivo contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários.

Este projeto tem como objetivo principal a promoção do bem-estar psicológico, da saúde mental e da resiliência dos/as estudantes da Universidade de Évora, através da educação inter-pares, para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional.

Pretende-se desta forma, fomentar o envolvimento de estudantes na educação inter-pares; promover o desenvolvimento de competências de regulação emocional e autoconhecimento; dotar os/as estudantes de estratégias promotoras de autonomia na gestão diária dos níveis de ansiedade; promover a resiliência; a aquisição de conhecimentos em Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) e cumulativamente, promover a inclusão e o sucesso académico.

De realçar que o projeto contempla diversas atividades, tais como: Tertúlias Fala Connosco; Podcasts Escuta Connosco; Ponto D`Apoio – Mentoria por pares; Intervenção em Grupo como é exemplo o Coaching Académico “Isto são os nervos”; “Bula da intimidade” e o Movimental que aposta na dinamização de diferentes atividades abertas à comunidade estudantil que promovam a adoção de um estilo de vida ativo e saudável (caminhadas, corridas, sessões de relaxamento, passeios de bicicleta, workshops de nutrição a alimentação, regulação do sono, rastreios, etc) ou ainda a ação Regularte, que funciona em parceria com a Escola de Artes para desenvolver oficinas de expressão artística (plástica, musical e teatral) abertas à comunidade estudantil.

O Gabinete de Apoio ao Estudante realça a importância e a envolvência dos estudantes na organização e dinamização das atividades propostas, “pois são determinantes para o sucesso deste projeto”.

São parceiros do projeto, por parte da Universidade de Évora: SEC-PSI, GABIGUAL, ESESJD-UÉ, AAUÉ, SASUÉ, ESDH-UÉ, USE, EA-UÉ; ECT;ECS; Núcleos de estudantes, Liga de estudantes africanos e núcleos das Residências Universitárias; Externos: APF, ARS Alentejo, PSP, SEF, CRI, Fundação Eugénio de Almeida, IPDJ, Câmara Municipal de Évora, MetAlentejo, NAV (Cáritas), entre outras. O projeto conta ainda com a participação das seguintes entidades: APF, ARS Alentejo, PSP, SEF, CRI, Fundação Eugénio de Almeida, IPDJ, Câmara Municipal de Évora, MetAlentejo, NAV (Cáritas), entre outras.

A FLAD irá financiar em 105 mil euros os projetos selecionados.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma fundação privada portuguesa, que tem como missão promover o desenvolvimento de Portugal através da cooperação bilateral com os Estados Unidos da América, constituindo-se como uma ponte entre os dois países, um recurso de excelência junto dos que procuram e oferecem oportunidades nos EUA, em quatro grandes áreas – Ciência e Tecnologia, Educação, Arte e Cultura e Relações Transatlânticas. A FLAD tem desenvolvido, desde 2020, um conjunto de iniciativas focadas na Saúde Mental, incluindo o maior prémio para investigação clínica e diversas iniciativas que pretendem sensibilizar e contribuir para informar a sociedade portuguesa sobre estes temas.

A OPP é uma associação pública profissional que representa e regulamenta a prática dos profissionais de Psicologia que exercem a profissão de Psicólogo em Portugal. É missão da OPP exercer o controlo do exercício e acesso à profissão de Psicólogo, bem como elaborar as respetivas normas técnicas e deontológicas e exercer o poder disciplinar sobre os seus membros. As atribuições da OPP incluem ainda defender os interesses gerais da profissão e dos utentes dos serviços de Psicologia; prestar serviços aos membros em relação à informação e formação profissional; colaborar com as demais entidades da administração pública na prossecução de fins de interesse público relacionados com a profissão; participar na elaboração da legislação que diga respeito à profissão e nos processos oficiais de acreditação e na avaliação dos cursos que dão acesso à profissão.

Populares