34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projeto Europeu aprovado: Vila Viçosa vai ter “um Parque de Atividades Físicas” diz Pres. da CM

Vila Viçosa vai ter um Parque de atividade física. O novo equipamento surge ao abrigo de um projeto Interreg , aprovado recentemente, no valor de 870 mil euros, e que envolve a Universidade de Évora e a Universidade da Extremadura, e três municípios, dois em Espanha- Valência de Alcântara e Brozas e Vila Viçosa.

A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Dr. Inácio Esperança, que nos explicou “tratar-se de um projeto que pretende promover o envelhecimento ativo e saúde.”

Ao abrigo deste projeto, totalmente financiado pelo programa, o Autarca adiantou que o Município, em conjunto com a Junta de Freguesia de Conceição e são Bartolomeu “vai construir um Parque de atividades físicas.”

Questionado pela Rádio Campanário sobre a localização deste novo equipamento, o Presidente do Município adiantou que o mesmo vai situar-se “junto ao Parque industrial, no seguimento do Parque Canino, em toda essa zona que está por detrás da estrada do Alandroal.” O projeto tem dois a três anos para ser executado pelo que o “nascimento “deste parque “irá acontecer ainda este ano ou no início de 2025” frisou o Presidente da Câmara.

A candidatura envolve o departamento de Desporto da Universidade de Évora, do qual faz parte José Alberto Parraça, Prof. Auxiliar deste Departamento e com quem a Rádio Campanário falou acerca deste Projeto. O calipolense evidenciou “este projeto relaciona a construção de estruturas para os mais idosos” explicando que “a assinatura dos acordos decorreu na passada semana estando agora a ser articulada a gestão do próprio projeto, com a definição das ações a realizar nas três localidades envolvidas, duas espanholas e Vila Viçosa.”

Apesar de numa primeira fase este projeto ser direcionado para uma faixa etária mais avançada, o Professor da Universidade de Évora sublinha que “o objetivo é que evolua para uma situação intergeracional.”

O novo Parque de Atividades Físicas irá assim reforçar a oferta já existente no concelho, direcionada para os mais idosos, promovendo mais qualidade de vida para esta faixa etária, mas ao mesmo tempo, para as restantes faixas etárias que poderão , neste espaço, desenvolver práticas e estilos de vida mais saudáveis.

Populares