23.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Outubro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Projetos aquícolas com investimento de 102,8 M€, quatro são no Alentejo

Mais de 80 projetos aquícolas estão em curso, sobretudo no Algarve, envolvendo 102,8 milhões de euros de investimento, com 40,9 milhões de euros de apoio público, através do programa operacional Mar 2020, foi anunciado.

39 destes projetos são no Algarve, 12 na região de Lisboa, 16 no Centro, 8 no Norte, 4 no Alentejo, 1 na Região Autónoma dos Açores e 1 na Região Autónoma da Madeira.

 

Através destes projetos, é referido no site Mar 2020, aumenta-se a capacidade produtiva e a diversificação da produção, desde as algas, ao linguado, pregado, robalo, dourada, truta e bivalves (ostra, ameijoa e mexilhão).

Complementarmente, como o fator primordial de reforço da competitividade da produção nacional, 44 projetos de investigação e inovação estão a ser desenvolvidos com um investimento que ronda os € 26,5M.

Através destes projetos pretende-se reforçar o estudo de espécies tais como micro e macroalgas, pepinos do mar, choco, ou pargo, construir e testar a produção off shore, desenvolver alimentos para melhorar o bem-estar específico de cada espécie, que mitigue doenças e responda às necessidades nutricionais de cada espécie e nos diferentes sistemas de produção.

A aquicultura tem uma pegada ambiental limitada e contribui para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Trata-se, pois, de um sector com forte potencial de crescimento no abastecimento da cadeia alimentar, com alimentos nutritivos e saudáveis. O crescimento do sector constitui uma clara aposta para promover o desenvolvimento económico e o emprego.

Fonte: Mar 2020

Populares