18.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Promoção de Sines enquanto hub logístico para o agronegócio e porta de entrada para o mercado europeu

A aicep Global Parques, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo viajam até São Paulo, Brasil, para promoção do Complexo Industrial e Portuário de Sines na 27.ª edição da Intermodal South America, um dos mais importantes eventos da América Latina no âmbito do setor da logística, comércio exterior e transporte mundial, a realizar-se entre os próximos dias 28 de fevereiro a 2 de março.

 

Promovida pela ADRAL e realizada no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, esta participação é uma oportunidade única para promover a região do Alentejo e a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, com enfoque nas mais-valias da ZALSines – Zona de Atividades Logísticas para acolher o agronegócio dos produtos vindos da América Latina, através do Porto de Sines, aproveitando as valências deste ser o principal porto na fachada ibero-atlântica.

 

É também o reforço de um trabalho já iniciado no sentido de atrair as exportações de produtos agroalimentares do Brasil para entrarem, tanto em Portugal como na Península Ibérica e na Europa, pelo Porto de Sines com a possibilidade de se adicionar valor a esses mesmos produtos através da transformação, embalamento e etiquetagem na ZALSines. O Porto de Sines é também dotado de terminais especializados para movimentar diferentes tipos de mercadorias e, além da preponderância no abastecimento energético do país (petróleo, seus derivados e gás natural), posiciona-se, igualmente, como um relevante porto de carga contentorizada e a granel.

 

A presença no certame será integrada no stand dos Portos de Portugal com a realização de diferentes apresentações centradas nas valências da região do Alentejo nos setores da logística, energia e digital, bem como, a execução de ações de divulgação e reuniões B2B com clientes alvo, assim como a apresentação do novo filme do Invest in Alentejo sobre o potencial de Sines para o setor da logística. A Intermodal South America reúne, anualmente, mais de 48 mil visitantes e 600 expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América do Norte, Europa e Ásia.

 

Esta constitui uma oportunidade de excelência para promover Sines enquanto localização privilegiada para a criação de um hub logístico para o agronegócio, posicionando-se como a porta de entrada aos produtos brasileiros e da restante América Latina no mercado europeu,” refere Isabel Caldeira Cardoso, Vice-Presidente da aicep Global Parques, que integrará a comitiva da missão.

 

A Iniciativa Invest In Alentejo participa, pela segunda vez, na Intermodal de São Paulo, conjuntamente com a aicep Global Parques. Esta participação representa mais uma excelente oportunidade para promoção da Região Alentejo, mais especificamente da ZILS, com enfoque nas mais valias da ZALSines – Zona de Atividades Logísticas, tendo em vista demonstrar a vocação destas infraestruturas para acolher o Agronegócio dos produtos provenientes da América Latina, através do Porto de Sines. Reforçar-se-á, portanto, um trabalho já anteriormente iniciado para que as exportações de produtos agroalimentares provenientes do Brasil e América Latina entrem em Portugal, na Península Ibérica e na Europa via Porto de Sines e que, na ZALSines, se adicione valor com a transformação, embalamento e etiquetagem destes produtos,” destaca João Maria Grilo, Presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

 

A participação na Intermodal South America insere-se no âmbito do eixo de Portos e Logística, da iniciativa Invest in Alentejo, liderada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e financiada pelo Programa Alentejo 2020, que tem como missão reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI).

Populares