10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Proteção Civil do Alentejo, Extremadura e Andaluzia preparam campanha de incêndios rurais

No âmbito da preparação da campanha de incêndios rurais para 2024, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do Comando Regional e Comandos Sub-regionais da Região Alentejo, realizou esta terça-feira, em Serpa, um briefing operacional transfronteiriço.

Participaram nesta ação, para além da estrutura operacional da ANEPC , elementos de comando dos Corpos de Bombeiros e coordenadores dos Serviços Municipais de Proteção Civil da linha de fronteira, representantes do ICNF, da Força Especial de Proteção Civil, para além dos congéneres espanhóis dos serviços de incêndios da Extremadura (INFOEX) e da Andaluzia (INFOCA).

Portugal e Espanha atuam em conjunto nesta campanha tendo em conta que a região do Alentejo partilha com as Comunidades Autónomas da Extremadura e da Andaluzia uma fronteira terrestre com mais de 300 quilómetros, o que obriga a estratégias concertadas entre a proteção civil dos dois países.

A reunião teve como objetivo principal consolidar os procedimentos operacionais para intervenções em ocorrências de incêndios rurais, no quadro do Protocolo Adicional entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre ajuda mútua nas zonas fronteiriças.

Recorde-se que segundo os dados avançados no final do ano pelo Governo, o balanço do combate aos incêndios de 2023 mostrou que foi um dos melhores anos de sempre, sem vítimas fatais, com menor número de incêndios e uma quebra muito significativa da área ardida. 

Assim, e para que 2024 possa ser também um ano positivo, a Proteção Civil prepara já a campanha deste ano por forma a definir as melhores estratégias para combater o flagelo dos incêndios rurais.

Foto: ANEPC

Populares