12 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Proteção Civil do Alentejo promove workshop com vista a uma melhor intervenção em acidentes industriais graves

O Comando Regional do Alentejo e do Comando Sub-regional do Alentejo Litoral da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vão realizar no próximo dia 2 de fevereiro, em Sines, no Auditório da Administração do Porto de Sines,
um Workshop temático sobre o tema “Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso”.

O programa inclui diversas intervenções relacionadas com a Diretiva Seveso III (Diretiva 2012/18 da União Europeia), quer ao nível da prevenção e do planeamento, quer da intervenção operacional em acidentes industriais graves.

O objetivo desta sessão passa pela partilha de conhecimentos e experi~encias, entre os vários agentes com intervenção nesta área, nomeadamente Agentes de Proteção Civil, Serviços Municipais de Proteção Civil, empresas e operadores do setor, entre outros.

Este evento conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sines e do respetivo Serviço Municipal de Proteção Civil, bem como da Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

A diretiva cuja temática vai ser abordade sugiu devido à catástrofe que ocorreu em 1976 em Seveso/Itália, motivando a então Comunidade Europeia a adotar uma politica comum em matéria de prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves.
Neste âmbito e enquadradas nesta diretiva, e de acordo com os dados divulgados pela Proteção Civil do Alentejo, no Alentejo Litoral estão implantadas um total de 16 unidades industriais , sendo que no caso concreto do município de Sines existem 12 indústrias classificadas no nível superior de perigosidade.

Foto: Matriz Risco

Populares