14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Proveitos Turísticos do Alentejo crescem mais de 48% face a 2019, destacando a robustez da Região

Se 2019 já tinha sido considerado o melhor ano de sempre no turismo do Alentejo, 2023 superou as expetativas e confirmou a recuperação do setor após a pandemia de covid 19.

De acordo com o mais recente relatório do Travel BI do Turismo de Portugal , o Alentejo revela um crescimento significativo na atividade turística no Alentejo durante o ano de 2023, com aumentos notáveis tanto em hóspedes estrangeiros quanto em dormidas, ultrapassando os números pré-pandemia.

Registou-se um aumento homólogo de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro, comparativamente ao ano anterior. As dormidas de estrangeiros também registaram uma subida impressionante de 18,5%, representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região.

Se estes dados forem comparados com os registados em 2019, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%.

Já os proveitos globais no Alentejo evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região.

No que diz respeito às dormidas de estrangeiros, todos os mercados registaram um aumento em 2023. A Espanha mantém-se na liderança destacada, seguida dos Estados Unidos, da Alemanha, da França e do Brasil.

Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, considera, a propósito destes resultados, que os mesmos “comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico e que existe um comprometidos em manter este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação do nosso património único.”

Populares