14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Quase 600 professores obrigados a apresentar-se em escolas onde não vão ficar

Nelson Garrido

Quase 600 professores vão ter que percorrer centenas de quilómetros para se apresentarem em escolas onde não vão lecionar.

Devido a imposição legal, quase seis centenas de professores do ensino básico e secundário, vão iniciar esta sexta-feira a sua “nova” vida como professores do quadro do mesmo modo de quando eram contratados, a percorrer o país.

Segundo o Público, Anaísa Mateus, é professora de matemática é um, entre centenas de exemplos que vai viver esta situação, uma vez que vai percorrer 320 quilómetros, de Vila Nova de Gaia, onde reside, até Queluz, no concelho de Sintra, porque tem de se apresentar numa escola onde não irá dar aulas no presente ano letivo.

O Público adianta ainda que outros professores vão fazer o dobro do caminho, desde o Norte até ao Algarve, para cumprir a mesma obrigação. Sendo que nos próximos dias, se não mesmo nesta sexta-feira, farão o caminho de regresso para voltar a apresentar-se noutra escola, onde ficarão colocados até ao final do ano lectivo.

De acordo com a legislação que rege os concursos de professores, os docentes carreira ainda sem colocação ou serviço atribuído terão de se apresentar, no primeiro dia útil de Setembro, “no último agrupamento de escolas onde exerceram funções para aguardar nova colocação”

O Ministério da Educação, em resposta ao Público, destaca que “esta regra, que está fixada há muitos anos em todos os diplomas de concursos de docentes, salvaguarda o processamento de vencimento no mês de setembro”

 

Leia a notíca completa em: Público

Populares