10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Quatro dezenas de empresários criam Associação para potenciar o Grande Lago de Alqueva (c/som)

Perto de quatro dezenas de empresários portugueses e espanhóis vão criar uma Associação Transfronteiriça com interesses no turismo na área do Grande Lago Alqueva. A decisão para a criação desta Associação surgiu no âmbito das Jornadas de Cooperação Empresarial Transfronteiriça, numa iniciativa da Diputacion de Badajoz.

O Plano de Acção para o período 2014-2020 pretende afirmar e potenciar o desenvolvimento económico em torno do Lago Alqueva, nomeadamente nas fileiras do turismo, ambiente, agricultora/agro-indústrias e energética, numa aposta para a valorização dos recursos da região.

Nestas jornadas ficou ainda definido que o ex-presidente da Câmara de Portel, Norberto Patinho irá conduzir um grupo de trabalho que terá como tarefas principais formalizar a constituição da Associação e a elaboração de um Plano de Acção.

Norberto Patinho em declarações à Rádio Campanário diz que “há alguns desencantos por alguns empresários com as dificuldades que surgem neste processo, quer sejam de ordem burocrática quer sejam de ordem prática. Chegaram então à conclusão que seria benéfico a criação de uma Associação Empresarial que envolve empresários portugueses e espanhóis”.

O ex-presidente da Câmara de Portel refere que esta Associação deverá servir para que “todos se revejam num caminho que passa pelo associativismo para resolver alguns constrangimentos existentes e a necessidade de ter uma visão e um caminho comum no sentido de valorizarmos o território e afirmarmos um destino turístico internacional em torno de Alqueva”.

“Existem muitos problemas, nomeadamente no que se refere ao plano de ordenamento das albufeiras quer do lado português e espanhol, sobretudo na navegação”, remata.

Norberto diz que é importante que haja uma Associação que sirva de diálogo entre instituições e que “representa e que possa tornar mais opernacional a acção dos vários actores envolvidos, como os vários Ayuntamientos, Diputacion de Badajoz, Junta da Extremadura, Municípios portugueses, Entidade Regional de Turismo, CCDR, EDIA e outros serviços. Há uma vantagem em os empresários estarem organizados e de terem uma capacidade de diálogo, de influência junto das várias entidades”. 

Populares