17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Quem quiser estudar, desenvolver projetos de investigação na área da bioenergia terá que ser em Portalegre, que reúne todas as condições”, diz Joaquim Mourato (c/som)

A primeira fase das obras de um centro de bioenergia que está a ser construído em Portalegre deverá ficar concluída no início de 2015, num investimento de 1,7 milhões de euros.

À Rádio Campanário, o presidente do Politécnico de Portalegre revelou que “o centro faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e nasceu de um consórcio gerado entre as diversas instituições de todo o Alentejo onde estão os politécnicos de Beja, Santarém, universidade de Évora e que Portalegre se focou na área da biomassa”.

 “Estamos neste momento com a obra em curso e a adquirir os equipamentos para a partir do início de 2015, tenhamos o centro devidamente equipado e a funcionar, diz Joaquim Mourato.

O presidente do Politécnico de Portalegre acredita que “será um dos centros mais importantes na área da Península Ibérica onde já estamos a trabalhar há algum tempo”, acrescentando, procuramos fazer dessa área uma especialização do Politécnico de Portalegre e quem quiser estudar, desenvolver projetos de investigação na área da bioenergia terá que ser em Portalegre, que reúne todas as condições”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Joaquim%20Mourato%20Centro%20bioenergia14agosto14.MP3{/play}

O centro de bioenergia, um projeto do IPP, está integrado no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e pretende servir de suporte à criação de empresas, de suporte tecnológico de unidades de produção de combustíveis a uma escala piloto e de suporte laboratorial na área da química, materiais e de microbiologia, entre outros. A primeira de três fases da obra, que tem um custo total de 4,5 milhões de euros, conta com a comparticipação de fundos comunitários, através do programa InAlentejo, em 85%.

Populares