5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

R.Monsaraz é a Capital Europeia do Vinho. “Temos a convicção que é um produto que não nos deixa ficar mal, tentamos apenas ultrapassar handicaps de interioridade”, diz José Calixto (c/som e fotos)

Este ano Reguengos de Monsaraz será a Capital Europeia do Vinho 2015. A candidatura alentejana derrotou as cidades de Cantanhede, Melgaço e Monção e prepara agora o programa das festas que se prolongam por todo o ano.

O Município de Reguengos de Monsaraz pretende aproveitar o evento para promover a produção vitivinícola do concelho.

A Cidade Europeia do Vinho 2015 arrancou oficialmente este sábado, 21 de fevereiro, com a entrega da bandeira e uma gala de passagem do testemunho, um concerto de estreia da Orquestra de Câmara do Alentejo, do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense com o Eborae Música e o Coral Públia Hortência de Castro.

Á tarde decorreu a inauguração do espaço “Vinho com Arte” onde atuou o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, e à noite, a Gala da Cidade Europeia do Vinho, no pavilhão multiusos do Parque de Feiras e Exposições local, com as atuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, António Pinto Bastos, Teresa Tapadas e Gustavo Pinto Bastos, além de Nayara e o Ballet Flamenco de Sevilla, numa gala que uniu três expressões musicais consideradas Património Mundial da UNESCO: o fado, o flamenco e, o mais recente, o Cante Alentejano.

A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.

O autarca começou por dizer que a Gala da Cidade Europeia do Vinho serve de “exaltação aquilo que melhor sabemos fazer, o vinho, aquilo que de melhor temos no nosso território, as nossas gentes, e tentarmos mostrar isso ao maior número de pessoas”.

José Calixto realça que ao longo do ano desenrolar-se-á “um programa ambicioso que vai dar muitas alegrias, muito trabalho e que fazemos em nome da valorização dos vinhos de Reguengos porque temos a convicção que é um produto que não nos deixa ficar mal, tentamos apenas ultrapassar handicaps de interioridade”.

 

Reguengos de Monsaraz sucede a Jerez de La Frontera (Espanha) como Cidade Europeia do Vinho, cuja distinção é atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho, que integra cidades da Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Portugal conhecidas pela qualidade da sua produção de vinho.

Populares