14.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Redondo: Destruído ninho de Vespa Asiática na Serra D’Ossa

Foto: Município de Redondo

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Redondo (SMPC), em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Avis e Gavião, procedeu à destruição de um ninho de Vespa Velutina, geralmente conhecida como Vespa Asiática, no dia 19 de agosto, localizado perto do Monte Virgem, na Serra D´Ossa.

 

O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas.

A vespa asiática representa um risco para a apicultura, produção agrícola, ambiente e também para o bem-estar e segurança dos cidadãos, embora não seja considerada individualmente mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia.

Quando perturbada, a vespa asiática poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada. Dada a visibilidade dos ninhos de vespa velutina e a maior probabilidade de contacto com os mesmos, esta espécie pode constituir um risco acrescido para as populações.

Para a destruição do ninho foi utilizada uma arma com sistema de ar comprimido, utilizando um tratamento químico capaz de causar a destruição do ninho e vespas. O SMPC de Redondo continuará, nas próximas semanas, a monitorizar o ninho e confirmar assim a sua inatividade / destruição.

Populares