8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Região vitivinícola do Alentejo retratada na exposição “Decantadores com História”!

Mostra é gratuita e expõe a arte de decantar e servir vinho, em todos os dias úteis e aos sábados

O projeto “Ideias em Ferro” do artesão eborense Nuno Ramalho pode ser contemplado na exposição “Decantadores com História” na Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854, Évora), apenas até 28 de fevereiro, data em que termina a mostra artística. 
De segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h30, e aos sábados, das 11h00 às 17h00, todos os amantes da arte, da região alentejana e do vinho podem visitar a exposição, gratuitamente, no espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo. 
O mais recente trabalho de Nuno Ramalho assenta na criação e produção de peças e decantadores únicos, recorrendo a técnicas de soldadura e da forja para os fazer ganhar novas formas, e alia marcos históricos ao movimento na arte de decantar e servir vinho. 

Da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo tem sido palco de várias iniciativas promotoras da região. 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

 

Populares