20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Setembro 7, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos de Monsaraz converte histórico Café Central em Centro de Acolhimento Turístico (c/som)

O histórico Café Central de Reguengos de Monsaraz, localizado na Praça da Liberdade, será convertido em Centro de Acolhimento Turístico, num investimento superior a 190 mil euros.

Em declarações à RC, José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que o espaço será “um dos mais agradáveis da região e do país em termos de acolhimento de quem nos visita”.

O Centro de Acolhimento “ficará num local central” e conjugará três valências: Posto de Turismo, Loja de Produtos Endógenos e Centro de Degustação.

Desta forma, em primeiro lugar, os turistas que visitam o concelho podem ser recebidos e ter “uma primeira interpretação daquilo que é o território”. Simultaneamente, “tudo aquilo que seja produzido no nosso território terá um ponto de exposição e de venda” no espaço, nomeadamente “a olaria, os chocalhos, as mantas de Reguengos, os vinhos, os azeites, os queijos, os produtos gourmet ligados à gastronomia e produzidos no local”.

A estas duas valências, acresce ainda um Centro de Degustação, “valência ligada à gastronomia”, que manterá nessa área “o espírito do antigo Café Central”.

Este, “é mais um projeto do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho de Reguengos de Monsaraz”, enquadrado na regeneração urbana da Praça da Liberdade. Com um valor base do procedimento de 190.393,41 euros, tem um financiamento de fundos comunitários em 85%, sendo o restante montante assegurado por fundos municipais. Tratando-se de projetos estruturantes José Calixto afirma não entender “que haja alguma autarquia que não encontre que seja um bom negócio alavancar 15% quando nos são facultados esses 85% de fundos comunitários”, declara.

O autarca descreve esta intervenção como “muito importante para a nossa cidade e para o nosso concelho, na medida em que recupera um edifício histórico do centro da nossa cidade, da Praça da Liberdade”.

De salientar ainda o aumento contínuo de turistas no concelho – “começamos aqui a ter uma responsabilidade muito grande”. No presente ano, aponta que Monsaraz poderá “ultrapassar as 100 mil pessoas a visitar, e muito mais do que isso em número de visitas aos vários locais turísticos”. E “temos no concelho duas unidades de enoturismo, que cada uma delas recebe por ano cerca de 30 mil pessoas”, a Ervideira e Esporão.

Recorde-se que o Café Central foi inaugurado em 1877, e aquando do seu encerramento em 2016, era um dos cafés centrais há mais tempo em funcionamento no país. O espaço foi projetado pelo arquiteto António José Dias da Silva, autor da Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz e da Praça de Toiros do Campo Pequeno.

 

Populares