Foi eleita no passado dia 19 de setembro, em Reguengos de Monsaraz – Cidade Europeia do Vinho 2015, a Rainha das Vindimas. A cerimónia, organizada pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, teve lugar no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições da Cidade, onde desfilaram 16 candidatas, em traje etnográfico, casual e de gala.
A eleita foi escolhida por um painel de jurados constituído por Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura no XVIII Governo Constitucional de Portugal, Daniel Cardoso, ex-modelo internacional, Dina Aguiar, jornalista da RTP, Ana Sofia Cardoso, jornalista da TVI, e Dora Simões, Diretora da Andovi – Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas.
Em entrevista à Rádio Campanário, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirmou “ (…) que não se trata apenas de um concurso de beleza, pretende ser um concurso onde se escolha uma mulher que represente um concelho, e que passe a representar Portugal (…) alguém que possa divulgar o setor vitivinícola”.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho organiza este concurso há 8 anos, com o objetivo de preservar e promover entre os jovens as tradições e a cultura rural mais genuínas do povo português, que são a sua ligação à terra, à paisagem e aos frutos que esta dá tão generosamente, e assim assegurar a sua manutenção no século XXI.