13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Reguengos Monsaraz: “ExpoReg vem na altura e no momento em que sentimos algum dinamismo acrescido e sinais de esperança no futuro”, diz José Calixto (c/som e fotos)

A cidade de Reguengos de Monsaraz recebe entre os dias 12 e 15 de agosto, mais uma edição da Exposição de Atividades Económicas – ExpoReg, certame que decorreu no Parque de Feiras e Exposições.

A Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz contou com mais de 110 expositores de diversos setores da economia, desde a gastronomia, passando pelos vinhos, turismo e imobiliário.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de abertura da ExpoReg, que aconteceu na passada sexta-feira, pelas 19h00 e que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

À reportagem desta Estação Emissora, o presidente do Município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, começou por referir que a XXIV Exposição de Atividades Económicas, “é uma edição muito concorrida e que pela primeira vez nos fez sentir que o Parque de Feiras e Exposições é pequeno, até porque é uma organização que tem aqui algumas nuances, há exposição de atividades, uma exposição de pecuária e depois também uma feira franca que não coincide exatamente com o número de dias da ExpoReg, mas temos que deixar espaço adequado para os feirantes e também o clima, que é um clima de algumas notas de forte esperança para esta região”.

José Calixto destaca que estão a decorrer “algumas obras importantes, quer no concelho, quer nas imediações, para se concretizarem em breve, temos também notas muito positivas que têm a ver com a capacidade hoteleira instalada e ocupada a níveis que nunca tivemos, e os destinos turísticos com evoluções bastante positivas e esta ExpoReg como feira de promoção de atividades económicas que é, vem na altura certa e no momento em que sentimos algum dinamismo acrescido a esses sinais de esperança em relação ao futuro”.

Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, expressou que parte da sua vida está ligada a Reguengos de Monsaraz, onde deu aulas na Escola Secundária, “aqui vivi o 25 de Abril e aqui tenho grandes amigos por força da minha atividade política e profissional e sempre tive uma grande ligação a este município, que tenho no coração e é portanto um prazer muito grande estar no evento que constitui uma festa e uma montra daquilo que melhor nele se faz”.

Capoulas Santos acrescenta que “é um certame de dinamismo económico com grande prosperidade e uma boa parte dela assente na agricultura e na rede natura, em particular, e nesse ponto de vista, Reguengos dá cartas no país e no mundo”.

A Rádio Campanário falou também com Filipe Palma, Vogal do Alentejo 2020, que no seu discurso referiu que o concelho de Reguengos de Monsaraz tem sido o concelho que mais tem aproveitado os recursos financeiros da União Europeia e consequentemente do Alentejo 2020 e que este Governo já usou mais fundos europeus nesta legislatura do que em toda a legislatura do Governo anterior.

Filipe Palma expressa que não tem dúvidas que assim seja, justificando-se, “para os municípios temos neste momento aprovados 35 milhões de euros no concreto, antes zero, temos no Alentejo aprovados neste momento para a economia 100 milhões de euros, dos quais 20 milhões pagos. Há nove meses atrás, zero. Portanto os números dizem tudo, não é preciso dizer muita coisa”.

O programa contou com as presenças musicais de Ricardo e Henrique na sexta-feira, da banda The Lucky Duckies, no sábado, Ciganos D’Ouro no domingo e Sangre Ibérico na segunda-feira.

O Parque de Feiras e Exposições teve também como atividades permanentes a XXIV Exposição de Atividades Económicas, a XXI Exposição de Pecuária, a III Mostra de Artesanato e a tradicional Feira de Santa Maria.

Populares