13.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo volta a cumprir a tradição com mais de 300 cavalos

As vilas da Moita e Viana do Alentejo, vão voltar a viver a agitação em torno dos cavalos, charretes e atrelagens, com o regresso do maior e mais abrangente evento equestre nacional, de 20 a 24 de abril. Após dois anos de interrupção motivados pela pandemia, a Romaria a Cavalo volta a cumprir a tradição nesta que é a vigésima edição.

Esta tradição recuperada no tempo e comum aos dois concelhos alia a fé a um ambiente ímpar de camaradagem que privilegia o convívio entre grupos de apaixonados por cavalos, associações equestres e as chamadas irmandades, muitas delas criadas exclusivamente a propósito deste evento. Segundo avançou o Tribuna Alentejo, o evento junta mais de 300 cavalos e um número superior de romeiros que partem da Moita vindos de vários pontos do país e mesmo do estrangeiro.

A cerimónia de partida, cerca das 09:00h terá lugar na Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem onde a Comissão Organizadora, composta pelas Câmaras Municipais da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo, dá as boas-vindas aos participantes e marca o início deste percurso de cerca de 150 km.

A chegada a Viana do Alentejo está prevista para as 17:00h de dia 23 de abril, sendo que, no dia 24, decorre a missa campal.

Recorde-se que centenas de romeiros voltam a cumprir a tradição, numa viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida e que tem início junto à Igreja de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, e termina no Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas.

Para receber os muitos visitantes esperados, as duas vilas vão vestir-se a rigor com colchas, mantas e outros adereços, outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão caraterísticos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano.

De salientar que a Romaria a Cavalo é promovida por uma comissão organizadora constituída pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, da Hidrauviana, da Vangflor e da Delta Cafés.

Populares