2.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo regressa em Abril, conheça as etapas de 2024

Está de regresso ao Alentejo a Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo.

Considerado um dos maiores eventos equestres nacionais, que recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, Moita e Viana do Alentejo, regressa em 2024 para a sua XXII edição.

A edição deste ano vai realizar-se de 23 a 28 de abril e traz novidades, desde logo o facto de se acrescentar mais um dia à duração deste avento.

Outra das novidades tem a ver com as etapas, uma vez que novas etapas foram incluídas no percurso.

A organização divulgou hoje as etapas definidas e os respetivos dias de passagem pelas mesma.

A Romaria parte da Moita no dia 23 de abril e para este dia existem duas paragens previstas: Pinhal Novo e Poceirão. No dia 24 a paragem vai acontecer em Landeira e Casebres enquanto no dia 25 há paragem em Barrancão e São Cristóvão.

Uma das novidades está prevista para dia 26, dia em que a Romaria volta a ter paragem em Casa Branca, concelho de Montemor-o-Novo, o que já não acontecia há 15 anos. Ainda neste dia há paragem em Alcáçovas.

No dia 27, a Romaria passa por São Brás e chega a Viana do Alentejo, destino final às 17 horas.

Dia 28, e como é habitual, a Romaria toma conta do Santuário de Nossa Senhora de Aires, em Viana do Alentejo, local de Romaria e onde os Romeiros manifestam a sua Fé e devoção, e aproveitam para conviver.

Recorde-se que esta tradição começou com os lavradores da Moita deslocavam-se ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas.

Hoje e apesar dos tempos serem outros, a Romaria mantém-se e são cada vez mais os Romeiros que integram a mesma. Em 2023, a Romaria contou com mais de 500 participantes, número que a organização espera ultrapassar em 2024.

Populares