18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Romaria a Cavalo:“Esperamos mais participantes; a devoção a NSA SRA da Conceição é cada vez maior” diz Pres. Da Ass. Hípica de Estremoz(c/som)

Aproxima-se o dia 8 de dezembro, o dia em que se celebra a Padroeira de Portugal, o dia de Nossa Senhora da Conceição.

No centro das celebrações, Vila Viçosa é por estes dias local de romaria para milhares de peregrinos que fazem questão de vir ao Santuário da Imaculada Conceição manifestar a sua fé e devoção à Padroeira de Portugal.

Um dos momentos altos destas celebrações que acontecem a 8 de dezembro, é a tradicional Procissão pelas Ruas de Vila Viçosa e que junta milhares de fiéis . Esta Procissão assume ainda mais relevância pela tradição que já existe há muitos anos de centenas de cavaleiros integrarem esta procissão.

Este é já o 19º ano em que se realizar a Romaria a Cavalo Estremoz-Vila Viçosa, organizada pela Associação Hípica de Estremoz.

A Rádio Campanário falou com João Rodrigues, Presidente da Associação, sobre as expetativas para a edição deste ano e sobre o percurso escolhido.

João Rodrigues começou por nos referir “o sucesso de mais uma edição está sempre dependente dos dias anteriores” explicando “se houver muita chuva há sempre menos gente a participar, se não chover seguramente serão muitos os participantes.”

A organização lida todos os anos com a dificuldade de “até ao próprio dia nunca saberem bem a quantidade de pessoas que participa”. Ainda assim “ a esperança de que São Pedro dê uma ajudinha está presente”.

Relativamente ao possível número de participantes, o Presidente da Associação Hípica de Estremoz acredita “ vamos superar o número do ano passado, esperamos cerca de 100 conjuntos (cavaleiro e animal)”.

No que diz respeito ao percurso, a Romaria concentra-se em Estremoz, passa por Borba e segue depois para Vila Viçosa. João Rodrigues explica que “apesar de já termos feito vários percursos, este é o mais rápido e o mais seguro, e por isso vamos mantê-lo”.

Questionado pela Rádio campanário sobre o que motiva a Associação Hípica de Estremoz a manter, ano após ano, esta tradição, o Presidente referiu “esta iniciativa dá muito trabalho mas o convívio, o juntar centenas de pessoas e ver a satisfação das pessoas quando nos vêm passar compensa o trabalho que temos.”

A fé e a devoção destes Romeiros a Nossa Senhora da Conceição, acrescenta “já vem de longe e a cada ano que passa é maior, vimos pedir a sua proteção para mais um ano.”

Populares