24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

S. Romão: Festas voltaram a ser um sucesso. “Por mais difícil que seja, estamos sempre dispostos a fazer mais e melhor”, diz presidente da Associação Jovem de Ciladas (c/som e fotos)

A localidade de S. Romão voltou a estar em festa, entre os dias 11 e 16 de agosto, para honrar o seu padroeiro, S. Romão.

Do programa destaque para as festividades religiosas com missa e procissão pelas ruas da aldeia, as tradicionais garraiadas e largadas à noite, e o Trio Fora da Pauta, na sexta-feira, Hangar 7 e djs Mark Rizzo e Mauro Barros, no sábado, concerto com o grupo Xumbo Torto e os djs Tiago Bandeiras e DeepBlue, no domingo e nesta segunda-feira tem lugar o baile com Banda G seguido de Dj PutzSouza, culminando na terça-feira com uma brincadeira taurina ao uso da região.

A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa organizada pela Associação Jovem de Ciladas em parceria com o Município de Vila Viçosa e falou com o seu presidente Márcio Solda que começou por referir que até ao momento as festas têm estado a correr bem, “esperamos que continue assim até ao último dia”.

Questionado sobre as dificuldades inerentes à organização do evento, Márcio Solda diz que “quem corre por gosto não cansa”, pelo que a Associação Jovem de Ciladas já se predispôs a, no próximo ano, voltar a realizar as festas, “sinal de que temos vontade por mais difícil que seja, estamos sempre dispostos a fazer mais e melhor”.

Instado refere que a realização do evento importou à associação cerca de 20 mil euros.

À reportagem da Rádio Campanário a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Ana Rocha, expressou que à semelhança do que tem sido feito nas outras freguesias rurais, “o mesmo acontece em S. Romão. Desde que este executivo tomou posse, tentamos reativar as festas nas freguesias rurais e para isso realizamos as mesmas em colaboração, e numa organização conjunta, no caso de S. Romão com a Associação Jovem de Ciladas que é a entidade que está responsável pela organização das festas”.

Instada sobre a Associação Jovem de Ciladas já ter manifestado a intenção de voltar a realizar o evento no próximo ano, refere que é objetivo deste executivo manter esta parceria porque a autarquia quer “reativar as festas nas freguesias, reativar este convívio porque as festas de verão são numa altura em que normalmente as freguesias recebem muitos visitantes, muitos filhos da terra que estão fora, pelo que nunca iremos deixar morrer esta tradição”, realçando, “no caso de eventualmente deixarem de existir entidades disponíveis para organizarem as festas de verão nas freguesias, mesmo assim não estamos dispostos a deixar que as festas morram e a deixar perder-se essa tradição e iremos assumir essa responsabilidade”.

À semelhança do ano anterior, as festas em Honra de S. Romão são organizadas pela Associação Jovem de Ciladas e Câmara Municipal de Vila Viçosa.

 

Populares