8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Santiago do Cacém promove iniciativas de inclusão social no valor de 400 mil euros

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém em conjunto com a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL) tem previsto, até 2023, um conjunto de iniciativas destinadas à população idosa e pessoa com deficiência do concelho. Este projeto denominado “Santiago do Cacém – Ativo Sénior 65+ – Município Com Vida” tem como objetivo, a promoção da inclusão social de tais grupos populacionais e representam um investimento a rondar os 400 mil euros.

No âmbito do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G) foi criada uma linha telefónica direcionada ao apoio sénior. Esta linha, vai realizar contactos telefónicos com idosos que vivem em isolamento, com o objetivo de minimizar a situação de isolamento social e relacional. Esta linha pretende ainda identificar situações sociais que necessitem de encaminhamento para outros serviços, sendo que, já foram identificados 255 idosos desde o início.

Encontra-se também em curso uma ação de prevenção da violência aos idosos, em colaboração com a GNR, no sentido de sensibilizar para questões de abandono e negligência para com as pessoas idosas. Esta ação decorre através de contacto telefónico e também presencial.

No Plano de Ação, inserem-se ainda várias atividades propostas pelo projeto Sénior Ativo, como:

– Passo a Passo, que promove caminhadas

– Passeios com Historia, que promove o património cultural e natural de Portugal

– Festas com Tradição, que promove festas como o Carnaval ou o Magusto

– Cultura, que promove o acesso às bibliotecas municipais, teatros, cinema e museus nacionais

– Desporto Terra, que promove aulas de ginástica adaptada às freguesias

– Desporto Água, que promove aulas de hidroginástica 

– Olimpíadas, que reunirá atividades desportivas no Dia Internacional do Idoso.

De enaltecer que, a parceria propõe ainda a realização de um Fórum – Envelhecimento e Políticas Locais, em 2023, tendo em vista a discussão e troca de experiências sobre as questões do envelhecimento.

Há também ainda proposta de uma iniciativa, que pretende realizar ações socioculturais envolvendo todas as pessoas em projetos artísticos e comunitários, e a criação de Clubes de Memória, que pretende preservar as histórias e saberes e realizar jogos que trabalhem a capacidade de memória. Para que estes projetos consigam ser informados à população, está prevista a criação da iniciativa Informa Sénior.

 

Créditos de imagem: Rádio Campanário 

Populares