12.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Santo André vai ter campo de treino para cães de busca e salvamento

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém cedeu gratuitamente à SARTEAM – Associação de Voluntariado de Proteção Civil, por um período de cinco anos, uma parcela de terreno de seis mil metros quadrados, anexo à Área de Acolhimento Empresarial de Vila Nova de Santo André, para a criação de um campo de treino destinado aos operacionais e aos seus cães de busca e salvamento. O objetivo é recriar um cenário de prédios colapsados, “construindo” para o efeito um parque de escombros usando restos de obras e demolições, conforme divulgou o município.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, salientou que “associamo-nos a esta entidade porque na região é a única equipa do género e será a primeira na linha de resposta, em caso de catástrofe ou desaparecimento de pessoas, não só no nosso Concelho, mas para toda a zona sul do país. No entanto, o seu âmbito é nacional e internacional, está ligada à Proteção Civil e credenciada pela ONU para responderem a situações de catástrofe. Um dos seus canídeos foi já certificado pela GNR para atuar em situações de busca e salvamento.”

Com a criação desta base torna-se possível realizar ações de formação e exercícios, pois o campo de treino terá capacidade para acolher equipas nacionais e estrangeiras na área da busca e salvamento. Por estas razões, a Câmara Municipal entendeu que, dentro das suas competências legais, “continuará a apoiar em termos logísticos esta associação.” A SARTEAM “dá uma resposta que é importante e necessária existir, porque sabemos que, infelizmente, situações que exigem ações de salvamento e busca acontecem a qualquer momento,” frisou o Autarca.

A escolha de Vila Nova de Santo André para a localização do núcleo sul da SARTEAM “prendeu-se com o facto de neste território não existir nenhuma resposta semelhante” explicou Cláudio Duarte responsável da equipa cinotécnica, “e os operacionais serem residentes nesta zona.” A equipa, de momento, é formada por três operacionais e dois cães, “e temos várias formações para respondermos às diferentes situações de busca, salvamento e primeiros socorros, quer seja de pessoas como de animais.” A concretização do campo de treino o núcleo sul da SARTEAM depende dos apoios disponibilizados pela Autarquia e por associações, empresas e privados da região.

A SARTEAM foi fundada em 2006 na cidade de Valongo, devidamente reconhecida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), é membro fundador da Associação Europeia de Equipas Voluntárias de Proteção Civil (EVOLSAR), conta, a nível nacional, com mais de 70 operacionais nas áreas do Salvamento Especial e Intervenção em Catástrofes. Esta equipa de Voluntários de Proteção Civil tem como objetivo apoiar as Autoridades Públicas de Proteção Civil e é constituída por Técnicos, Enfermeiros e Médicos.

Populares