18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Saúde: Diretor Clínico do HESE nega funcionamento de VMER sem médico

O funcionamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM do Hospital de Évora é a questão central que levou o deputado do PCP, João Oliveira, a questionar o Parlamento sobre o correto funcionamento do Hospital do Espirito Santo de Évora (HESE). A polémica instalou-se depois de fonte do HESE ter denunciado a falta de pessoal médico especializado na VMER, o que conduziu, em Janeiro, a uma diminuição de perto de 50% no funcionamento do equipamento

A Rádio Campanário falou com o deputado, o qual explicou que a situação se fica a dever às limitações impostas pelo Governo na contratação de pessoal em regime de serviços, o que já levou, no final de dezembro, à cessação dos contratos de médicos e técnicos hospitalares. Estas e outras questões foram apresentadas no Parlamento, tal como nos disse João Oliveira, sendo necessária uma resposta urgente, uma vez que o que está em risco é o acesso à saúde por parte de todos os alentejanos que recorrem àquele Hospital.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/VMER%20DEPUTADO_11jan.MP3{/saudioplayer}

A Rádio Campanário contactou Manuel Carvalho, Diretor Clinico do Hospital, o qual afirmou que por enquanto não presta declarações por considerar prematuro que tal seja feito antes de ser conhecida a resposta por parte do Governo. A respeito da VMER, tudo o que responsável declarou é que a viatura tem regras muitos especiais e entra em funcionamento apenas quando existe o pessoal médico necessário.

Entretanto o Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, emitiu um comunicado esclarecendo que “a VMER não está parada, e tem a operacionalidade garantida até ao fim do mês de Janeiro.”, contrariando assim a informação vinculada por alguns órgãos de comunicação.

Populares