12 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Se Joaquim Barreiros não fosse farmacêutico, seria “um escritor com vista para o Alentejo, com uma casa em Vila Viçosa a escrever todas as manhãs” (c/som e fotos)

O Salão Nobre dos Paços do concelho de Vila Viçosa engalanou-se, no passado sábado, 22 de março, pelas 16h, para receber o autor Joaquim Barreiros, o autor calipolense que editou a obra, “Estas palavras nascidas dos dias” de Francisco Caeiro.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, na pessoa do Vice-Presidente, Luís Nascimento deu as boas vindas ao autor e aos amigos presentes na tarde de sábado, que lotaram os Paços do Concelho e ouviram as palavras nas vozes da amizade de Natália João Sousa, Manuela Barreiros, Maria José Duarte, Manuel Almas, Conceição Duarte Aires e Madalena Osório de Barros.

A Rádio Campanário acompanhou a apresentação que os amigos e o autor fizeram de “Estas palavras nascidas dos dias”, que Joaquim Barreiros diz que chamou “porque são escritos que eu vou fazendo ao fim de cada dia e que vou publicando no meu blog, que encerram muitas memórias de Vila Viçosa, porque é aqui que me reencontro e é muito significativo”.

Joaquim Barreiros frisa-nos ainda que “acho que escrevo um pouco como converso e as pessoas andam sedentas de conversa e de palavras, uma escrita simples sem pretensões no que escrevo”. O autor diz que Vila Viçosa é “um grande amor, uma terra muito inspiradora, terra de muitas e boas palavras”.

O autor termina salientando as palavras de um texto seu, “Urge Ser Feliz”, asseverando que “a riqueza está por detrás das coisas que parecem às vezes mais banais e é preciso viver a vida com intensidade”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/joaquim%20barreirosmp324marco2014.mp3{/play}

O Vice-Presidente da autarquia calipolense frisou-nos que “este apoio às artes, à cultura e aos calipolenses está inerente à nossa vila ser o berço de muita gente que tem escrito, tem pintado e se tem dedicado à ciência”, acrescendo que “com estes apoios queremos perpétuar essa obra e levar mais longe o nome da Vila Viçosa”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/luis%20nascimentomp324marco2014.mp3{/play}

Em perspetiva o autor tem mais algumas novidades, Joaquim Barreiros além da prosa, fez uma incursão na poesia e colocou as histórias que contava aos seus sobrinhos em três livros de histórias infantis, onde escreve histórias que falam da magia de Vila Viçosa de outra forma.

O final da tarde culminou com um catering oferecido pelos Chefes Rui Pereira e Mário Seabra Henriques.

Populares