9.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sec. de Estado do Ambiente, Paulo Lemos e o presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha procederam ao Lançamento da Primeira Pedra da Obra de Remodelação da ETAR de Estremoz (c/som e fotos)

Foi na manhã de sexta-feira, dia 3 de julho, pelas 11h00, que decorreu a cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Obra de Remodelação da ETAR de Estremoz, e que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

Uma obra com um investimento total de 2.292.116,40€ sendo o projeto financiado através da diretiva Águas Residuais Urbanas – Call Especial POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território) até ao máximo de 85% sob o valor do investimento e os restantes 15% serão assegurados pelo Município de Estremoz. 

A Rádio Campanário acompanhou a cerimónia e falou com o presidente da Câmara de Estremoz, Luís Mourinha que salientou que “há uma norma Europeia de que todas as cidades com mais de 10 mil habitantes tinham que ter um equipamento moderno de tratamento e não faz sentido que o Estado Português seja multado porque não está a executar e tivemos que fazer uma parceria, não fugimos às nossas responsabilidades”.

O autarca diz ainda que com esta obra “passa a haver abastecimento de água nesta zona para os privados e o cheiro vai desaparecer e é uma mais-valia extraordinária”.

À reportagem desta Estação Emissora o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, disse que este “é um dia bom para o Ambiente, para a câmara e para a população de Estremoz, era uma obra há muito ambicionada e que do ponto de vista ambiental já era há muito tempo exigida e finalmente se conseguiu avançar com a obra e ainda com verbas do anterior quadro, o que é importante porque seria dinheiro que não íamos utilizar e teríamos que devolver a Bruxelas e nós queremos uma execução de 100% do nosso quadro comunitário”.

“No estado em que o país se encontra, precisa de investimentos e devolver dinheiro a Bruxelas não é aceitável”, destacou.

Paulo Lemos disse ainda que Portugal “é o segundo país com maior execução a nível europeu, estamos com cerca de 93% de execução e contamos que até setembro tenhamos uma boa execução e no final do ano seja de 100%”, acrescentando, “só no POVT foram financiadas mais de 500 ETARS por todo o país”, sendo a prioridade de financiamento do Governo “as ETARS que estavam em incumprimento”.

A obra de Remodelação da ETAR de Estremoz irá beneficiar cerca de nove mil habitantes e o prazo previsto para o seu arranque é 31 de dezembro de 2015.

Populares