22 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sec. De Estado do Desenvolvimento Regional afirma: “Governo vai ajudar a região na concretização desta agenda” (c/som)

Decorreu hoje, dia 6 de março, pelas 15:00h, a apresentação da Agenda Digital do Alentejo, que se realizou em Évora, no auditório da CCDR Alentejo.
Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional esteve presente na apresentação e falou à Rádio Campanário sobre a importância desta agenda, uma vez que “compromete o território para com a transição digital e está perfeitamente alinhada com aquilo que é o acordo/parceria do Portugal 2030 e, em particular com o programa regional do Alentejo”.

“Para fazer esta transformação digital da nossa economia e da nossa sociedade, é necessário capacitar as pessoas, transformar as empresas do ponto de vista do digital, digitalizar cada vez mais os serviços públicos e, naturalmente, apostar em infraestruturas digitais”, acrescentou.

A Secretária de Estado diz que estas quatro dimensões “estão previstas nos programas regionais”, disponibilizando recursos financeiros para estes efeitos, a região vai contar com o apoio do Governo para a realização desta agenda.

Questionada sobre o respeito que esta agenda terá pelo património cultural da região, Isabel Ferreira afirmou que “não existem dúvidas quanto a isso, e que será uma ferramenta importante para fazer face àquele que é o maior desafio da região, o desafio demográfico”, uma vez que é necessário atrair e fixar pessoas e, a área do digital tem essa grande mais-valia.

Isabel Ferreira falou ainda na rede de cobertura de elevada capacidade, à qual o PRR dispõe de “150 milhões de euros a cobertura de zonas brancas e, também montantes similares, para a qualificação de pessoas e da digitalização das empresas”.

Populares