15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sec. de Estado do Emprego e Comissário Europeu do Emprego visitaram o Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora (c/som e fotos)

O Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) de Évora do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) recebeu nesta manhã de sexta-feira, 11 de abril, a visita do Secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira que acompanhado pelo Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor.

O Responsável do Governo Português e o Comissário Europeu visitaram as diversas salas de formação, laboratórios e oficinas, falaram com vários formandos que foram respondendo às questões do Secretário de Estado do Emprego, que quis perceber como chegam as pessoas até ao CEFP e se estão satisfeitos com o percurso escolhido na formação profissional.

A Rádio Campanário acompanhou a visita e ouviu o Comissário Europeu do Emprego, que falou à imprensa, iniciando por dizer que “O desemprego é um problema, em especial o desemprego jovem” e que os responsáveis europeus estão “muito preocupados com o alto nível deste desemprego”, para o qual Portugal avançou com iniciativas como o Programa Garantia Jovem.

László Andor salienta que “a política adotada por Portugal, como se comprova neste excelente centro, é direcionada a um sistema duplo de formação profissional dos jovens, jovens que me pareceram bastante confiantes e que adquirirem as ferramentas necessárias para que possam ter emprego e oportunidades, uma carreira e um emprego decente”

O Comissário Europeu termina dizendo que “a atividade industrial é vital para esta região para garantir o regresso da prosperidade económica”.

Questionado o Secretário de Estado do Emprego sobre se os valores da taxa de desemprego jovem já refletem os “18 000 mil jovens beneficiários do programa Garantia Jovem”, garante que este” é um item de muita preocupação, que reduziu nos últimos trimestres de 2013, mas continua a ser uma situação muito vulnerável”.

Octávio de Oliveira acresce que “este centro verifica exatamente o reforço das competências no sentido de preparar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho com maior empregabilidade, uma aposta nos postos de trabalho que se perspetivam com carater industrial de natureza tecnológica”

O Governante assevera que “este é um centro de referência no IEFP, que não está só ao serviço da região Alentejo, mas sim do País”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/secretario%20de%20estado%20do%20emprego11abril14.mp3{/play}

À Rádio Campanário o Delegado do IEFP da Região Alentejo, Palma Rita confirma que “o fato de sermos escolhidos por termos boas práticas é o reconhecimento pelo trabalho que pode servir de exemplo para o País”, acrescendo “queremos continuar a ajudar as pessoas e sempre com mais qualidade, estamos satisfeitos que o SR. Comissário tenha reconhecido que estamos no bom caminho”.

Palma Rita alerta ainda para a relação entre o mercado de trabalho e a formação profissional, que “será cada vez mais intensa”.

O responsável termina dizendo que “o melhor da formação superior alia-se a nós e isso quer dizer que estamos no caminho da afirmação, ponto de referência nacional para formandos e empresas.”

{play}http://radiocampanario.com/sons/palma%20rita11abril14.mp3{/play}

A visita foi acompanhada pelos representantes da região das diversas entidades, terminando com uma degustação dos sabores e saberes regionais.

Populares