15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sec. Estado dos Negócios Estrangeiros e Embaixador do Brasil visitam Estremoz e tentam “aprofundar e criar oportunidades para ambas as partes” (c/fotos)

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luis Campos Ferreira e o Embaixador do Brasil, Mário Vilava, visitaram na manhã desta quinta-feira (5 de Fevereiro) a cidade de Estremoz, num dia em que a comitiva esteve ainda na cidade de Évora.

A comitiva visitou uma exposição de Bonecos de Estremoz, onde o Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luis Mourinha ofereceu ao Secretário de Estado uma “Primavera” e ao Sr. Embaixador uma travessa em Mármore, como exemplo de duas potencialidades do concelho de Estremoz.

O Secretário de estado Luís Campos Ferreira esclareceu que o “Embaixadoria”, nome que se deu a esta comitiva, pretende mostrar aos Srs. Embaixadores, creditados em Lisboa, “o que é o chão do país, o que é Portugal e quais as suas potencialidades, sendo um projeto que sente a necessidade de ser feito em conjunto com os Presidentes de Câmara, criando relações de proximidade de forma a aprofundar e criar oportunidades para ambas as partes”.

Ainda de acordo com Luís Campos Ferreira, “Estremoz foi integrado nesta iniciativa porque possui um conjunto de realidades que definem o Alentejo, como o exemplo dos Bonecos que podem vir a ser Património da Humanidade, ou os vinhos que são produzidos com o saber e o conhecimento clássico e tradicional, aliando novas tecnologias e novos sabores”.

O Embaixador Mário Vilalva já conhecia Estremoz e reconheceu o “Embaixadoria” como uma excelente ideia, dizendo ainda ser necessário os embaixadores conhecerem o país e em colaboração com os autarcas detetarem novas oportunidades de colaboração.

A visita continuou com uma passagem pela pedreira municipal, onde o Secretário de Estado e o Embaixador contactaram com empresários do sector do mármore, numa perspetiva de abertura à exportação para o Brasil, e terminou num almoço e visita à Adega de João Portugal Ramos.

Populares