22 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seca: 13 municípios do Baixo Alentejo pedem ajuda ao Governo

A seca no Alentejo está a afetar vários campos, não só da agricultura mas também da pecuária. O presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo apontou  que os municípios se vão reunir  esta semana para propor medidas ao Governo.

Em entrevista à TSF, António Bota, autarca de Almodôvar e presidente da  CIMBAL, informou que vai preparar um documento que irá enviar ao Governo, com “medidas que devem ser implementadas de ajuda aos agricultores nesta fase difícil”.
“Vamos elaborar um documento que vamos enviar ao Governo, colocando algumas ideias para medidas que devem ser implementadas de ajuda aos agricultores nesta fase difícil. Posso-lhe adiantar que aquilo que vou propor da minha parte, enquanto presidente da CIMBAL, é que exista um apoio para fazer face à compra de cereais, feno e palha para continuar com os animais. Não por cabeça de animal, mas sim por encabeçamento. Vou propor também que se invista em painéis solares e captações subterrâneas para que tenhamos algumas reservas de água”, revelou António Bota.

“Não vamos propor nada de empréstimos aos agricultores porque isso só traz custos, dores de cabeça e preocupação. Depois o dinheiro fácil não vai ser recuperado e só vamos ajudar os agricultores e pecuários a enterrarem-se cada vez mais, além de suportarem os custos exagerados dos cereais, combustíveis e todo um conjunto de logística que é necessário. No final, quando o animal ou a ração é vendida, não corresponde em nada ao aumento de custo que houve durante a produção desse animal ou cereal”, explicou o autarca de Almodôvar.

 

Populares